Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH

“Só não perde a cabeça porque está grudada no pescoço.”

“Parece que tem formiga na sua cadeira.”

Bianca Forischi – @mimarsupio

 

Sabe aquela criança ligada no 220, que não para nunca? Na maioria das vezes isso é só uma característica comum na infância, mas quando esse comportamento está associado a prejuízos na interação social, no aprendizado e na vida familiar da criança, é possível que seja TDAH.

Também tem um outro perfil da criança com TDAH, geralmente é aquela menina que está sempre no mundo da lua, que não consegue prestar atenção nas coisas.

As pessoas com TDAH costumam perder as coisas, os prazos, os amigos… Tendem a ser muito impulsivas, quando vem, já falaram o que não deviam, já comeram o que não era pra comer e já se meteram onde não poderiam!

Um erro muito comum é achar que  TDAH se resolve com a idade. Na verdade o que costuma diminuir um pouco é o comportamento agitado, acelerado. Mas na vida adulta continuam tendo muitos prejuízos por causa da desatenção e impulsividade. Têm 5 x mais risco de se envolver em acidentes. Por causa da falta de atenção podem perder o emprego, os relacionamentos, as oportunidades. Continuam também tendo atitudes impulsivas, por causa disso acabam se metendo em problemas que poderiam ser evitados.

Existe tratamento para o TDAH em todas as fases da vida.

COMPARTILHE NAS REDES:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin