Caracteriza-se como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) o padrão invariável de impulsividade, inquietude e desatenção. Há uma alteração da conduta mantida por regras como obediência e autocontrole. Essa pesquisa teve como objetivo aplicar o manual de TDAH em crianças que apresentavam o transtorno com co-morbidade. O trabalho envolveu 11 crianças de escola pública, do 2º ano à 5ª série. O critério de escolha foi o diagnóstico positivo para TDAH. Da população da Escola Estadual, todas as crianças foram avaliadas por uma equipe multidisciplinar (neuropediatria, psiquiatria infantil, psicopedagogia, neuropsicologia, assistência social, fonoaudiologia e terapia ocupacional) no Centro de Neuropediatria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CENEP) e foram enviadas à reabilitação neste projeto somente as diagnosticadas com TDAH e co-morbidade.
Por Luciana Sampaio Ferraz Coelho e Rita de Cássia Sprea Uhle